comportamento Entrevista de emprego

ENTREVISTAS DE EMPREGO

19:10Bruna Cypriano

  Como devo me comportar?
 . Por Cris Morais .
03.10.14


Só de pensar que vamos passar por uma entrevista para um futuro emprego vem aquela enxurrada de questionamentos internos... O que vestir? O que devo falar? O que não devo definitivamente fazer?

Obvio que queremos impressionar positivamente o profissional que aplicará a entrevista bem como a empresa que pretende nos contratar. Mas para isso, precisamos tomar certos cuidados.

Recordo-me de um dia, quando estagiava na empresa a qual trabalho hoje, em que uma jovem senhora foi fazer uma entrevista para ser a nova recepcionista. Logo na entrada vi que ela poderia ser descartada, pois usava um profundo decote, uma calça jeans tão apertada que mal a deixava respirar e “mascava” um barulhento chicletes. Ok, ela poderia me impressionar quando começasse a conversar com ela, mas infelizmente foi o contrário, pois nem os requisitos básicos para recepcionar um cliente ela tinha. Em resumo, o currículo dela foi eliminado.

O que vestir?


Ao se candidatar a uma vaga de emprego, procure se vestir sobriamente, com roupa em corte social, de preferência usando camisa em tons claros e calças escuras não coladas ao corpo.
Se quiser usar calça jeans, prefira os modelos retos, com cintura média e tons escuros, sem lavagem.
Não use decotes e fique atenta ao comprimento das saias que não devem ultrapassar a linha acima dos joelhos.
Nos pés opte por sapatos mais clássicos e sóbrios que não chamem a atenção.
Mantenha a maquiagem leve e as unhas feitas (as mãos chamam atenção mesmo!).

Como me comportar?


É complicado pedir calma, pois qualquer um fica ansioso nessa situação, mas evite esfregar as mãos ou mexer demais nos cabelos, isso denuncia claramente inquietação.
Olhe diretamente nos olhos do entrevistador.
Responda estritamente aquilo que lhe for perguntado sem clichês.
Nunca fale mal do emprego anterior bem como de seu antigo patrão, isso passa a imagem de que você é uma pessoa indiscreta e possivelmente não confiável.
Procure não se definir como perfeccionista ou sabe tudo, sempre estamos em estado de aprendizado e a humildade em reconhecer que está ali tanto para agregar valores a empresa bem como aprender com os que ali já estão, mostram sua proatividade.

Currículo


É importante também portar um currículo impresso e bem objetivo com seus dados pessoais, profissionais e formação escolar.

Inspire-se nos looks!


Fotos Pinterest
Fotos Pinterest
Fotos Pinterest



Agora, é só se preparar e ir em frente sem medo de ser analisada. Creio que essas dicas vão te ajudar a passar por mais esta etapa.

Boa sorte!!!


Conheça nossa parceira sobre assuntos de comportamento, autora desse post, Cris Morais.

Leia também...

0 comentários