featured MODA

FASHION PLAYLIST

09:06Bruna Cypriano

03.05.2015

E aí pessoal, curtindo o fim de semana? Boa música, com certeza, vai te dar uma ajudinha! Mas além de agitar o esqueleto e espantar os males, eu vou te levar a fazer um passeio pela moda através de alguns clipes musicais!

A música foi e ainda é uma grande forma de propagação da moda e de estilos na sociedade. E você vai adorar viajar comigo nessa! Parte do conteúdo desse post eu tirei de um dos meus trabalhos para o meu curso de Moda, falando um pouco sobre as gerações que viveram e nasceram entre décadas de 1950 até 1990, que foram fundamentais para definir os padrões que vivemos hoje. Vale a pena conferir!

Anos 50 a 60

A evolução que as gerações viveram a partir da Segunda Guerra Mundial é algo fascinante. O ser humano começou a sentir-se vulnerável, e por isso as pessoas passaram a mostrar sua verdadeira identidade e encontraram na música uma maneira de se expressar.
Durante a guerra, muitas mulheres tiveram que assumir o posto de seus maridos nas indústrias, ingressando no mercado de trabalho, o que fez com que o papel da mulher na sociedade também fosse questionado. Sendo assim, o modo de vestir foi uma consequência da transformação do estilo de vida das pessoas. Muitos novos estilos apareceram e ditam a moda até hoje. Curta as músicas e repare nos diferentes estilos.











Anos 60 a 70

A geração X, como é chamada, nasceu vendo seus pais revolucionando sua época e aprenderam que podiam criar seus limites e valores. Apesar de terem vivido num momento de privação econômica, encontraram na música e seu estilo de vida, sua libertação. Sua curiosidade sobre tudo fez com que suas culturas se misturassem a outras e assim dessem origem a novos estilos. A música começou um processo de globalização. Nos clipes é possível ver como a diversidade de estilos tomou conta do mundo musical.









Anos 80 a 90

Essa geração nasceu quando o egocentrismo começava a estar em alta. Engajados pelos pais, que davam aos filhos tudo que não puderam ter, e por uma publicidade que incitava as pessoas a crerem que tudo era possível se quisessem e que eles eram pessoas muito especiais e únicas, a geração X deixou o comunismo no passado.
Dessa maneira essa geração passou a se relacionar de uma maneira mais horizontal, deixando de se preocupar com escalas de níveis sociais ou de hierarquia. A tecnologia e o comportamento humano se somaram e as pessoas tinham mais acesso a informação, o que ajudou ainda mais a disseminar os estilo e culturas em volta do mundo. 
Foi difícil escolher só quatro músicas desse período, mas tentei mostrar estilos diferentes para você relembrar as modas da época. 









De lá pra cá, as coisas já mudaram muito. Quem nasceu por volta dos anos 2000 viu a evolução da tecnologia de uma maneira assustadora. Da televisão aos tablet e smarthphones, hoje a moda se propaga de uma maneira muita mais rápida e no mundo inteiro de uma só vez.

É isso aí pessoal, esse post foi com cara de aula de sociologia (risos), mas espero que tenham curtido!

Até a próxima!

Leia também...

0 comentários