como usar cores

COMO COMBINAR AS CORES DO LOOK

11:45Bruna Cypriano


Você pensa na combinação de cores do seu look quando se prepara para sair? Será que está fazendo isso direito?

Bem, as cores que vestimos e a forma como as combinamos dizem muito a nosso respeito. Além do seu significado, assunto para outro post, hoje quero falar sobre como combinar as cores de forma assertiva.

Através desse post, quero encorajar você a ousar em suas combinações! Mas, calma, vou te mostrar como fazer isso corretamente para não correr o risco de cair na barangagem por aí, ok? Errar no mix vai acabar com sua produção.

Algumas associações de cores dão certo pois são praticamente automáticas ao olhar, mas quando tentamos algo mais elaborado ou ousado precisamos entender melhor do assunto, pois combinações erradas podem até mudar a cor da peça visualmente.

Para começar a entender a harmonia das cores, vamos precisar da ajuda do circulo cromático. Sempre que estudamos cores precisamos usá-lo, e ele será o seu melhor aliado nessa questão. Vamos lá:
Dê uma boa olhada nesse círculo de cores. Nele estão dispostas as matizes das cores Primárias, Secundárias e Terciárias. A partir dessas cores são criadas todas as outras cores através da adição gradual de branco ou preto. Assim teremos várias tonalidades de saturação de uma mesma cor, como podemos ver no círculo cromático abaixo, que mostra as tonalidades diferentes. Cada volta no círculo significa um grau de tonalidade ou intensidade da cor.

Pois bem, as cores que estão dispostas lado a lado são chamadas de cores ANÁLOGAS. Essas são formadas por um trio, uma cor ao centro e suas vizinhas. Como por exemplo: Azul, Azul esverdeado e Verde.

E temos também as cores COMPLEMENTARES. Essas estão dispostas uma a frente da outra no círculo cromático. Como por exemplo: Amarelo e Violeta.

As cores ANÁLOGAS dão super certo juntas, mas elas precisam estar no mesmo grau de tonalidade.

As combinações entre cores COMPLEMENTARES também funcionam muito bem e causam impacto, já que quando juntas essas cores destacam uma a outra.

E temos as cores NEUTRAS, que são branco, preto, marrom e cinza. Essas são ótimas combinações pois mantem o look livre de erros. Mas há uma excessão, não combine preto a cores em tons pastel. Essa combinação deixa a peça clara perder sua tonalidade e fica totalmente sem sal.

Dicas práticas:

- Faça a impressão de um Círculo Cromático para ter em mãos;

- Lembre-se que cores Análogas funcionam bem juntas, mas precisam estar no mesmo tom;

- Use combinações entre cores Complementares se quiser um look ousado e de destaque. Quem usa se mostra auto-confiante e demonstra conhecimento;

- Escolha no máximo três cores para montar seu look, mas do que isso pode ser arriscado, a não ser que sejam cores neutras. Como por exemplo: calça preta, camisa branca, sapato azul e bolsa laranja;

- Formar looks com a mesma cor em duas tonalidades diferentes fica muito interessante e cria a impressão de um look monocromático.

- Além de usar combinações com complementares e análogas, é possível mesclar outras cores com harmonia. Dê uma olhada nessas montagens que fiz para mostrar como funciona na prática:


Para melhorar ainda mais as coisas você deve saber quais cores combinam mais com sua pele, mas isso também é assunto para outro post.

Espero que você ouse em suas combinações, mas agora, sem erro ou dúvidas. 

Até mais.

Leia também...

6 comentários

  1. Gostei muito do post, só não concordo com o exemplo "calça preta, camisa branca, sapato azul e bolsa laranja".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Esse exemplo está justamente contemplando uma das formas de usar a harmonia das cores. Não é errado combinar a cor do sapato e bolsa, mas para quem quer sair do comum é necessário um pouco de conhecimento. Azul e laranja são complementares no círculo cromático e funcionam juntas, mas é uma opção ousada mesmo.
      Mas quem tem o estilo mais clássico realmente não gosta, e não tem problema algum nisso. A gente tem que usar o que gosta mesmo.

      Beijinhos!

      Excluir
  2. ADOREEEEEEEEEEI! Ótimo post Bruna, muito bem elaborado, objetivo e muito, mas muito útil. Louca para montar um look e claro, já estou com meu circulo cromático em mãos. Beijo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Tânia!!
      Que bom que gostou!!!
      Estou ansiosa para ver seus looks!!!

      Beijão!!

      Excluir
  3. Bruna, como uma pessoa antenada na moda, leio sempre suas dicas! Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Michele!
      Fique sempre a vontade por aqui!
      Beijinhod!

      Excluir