comportamento MODA

OLHANDO A MULHER ATRAVÉS DA MODA

10:19Bruna Cypriano



O século passado sem dúvidas foi o momento em que Moda mudou drasticamente, mas nada foi por acaso. A vida e a forma de pensar das mulheres mudou e assim também sua forma de se vestir. Esse vídeo é sensacional e em pouco mais de dois minutos nos mostra um panorama da moda do último século, espero que gostem!

No início, as atividades da mulher se resguardavam às obrigações do lar, aos cuidados com sua beleza e vestimenta até que vieram as guerras mundiais. Luxo não combina com a guerra, isso fez com que as jóias fossem substituídas por bijuterias, mas a mudança mais drástica para as mulheres foi a necessidade de trabalhar. Com os maridos na guerra, muitas mulheres tiveram buscar o sustento de suas casas, substituindo seus cargos nas indústrias e buscando ganhar uma renda de alguma forma. Esse fato tirou por completo o glamour, fazendo com que as mulheres se vestissem de forma mais simples, com modelos que oferecessem mais praticidade às suas novas atividades. Foi então que apareceu a bolsa carteiro.

Logo depois da Segunda Guerra, Christian Dior expressou no "New Look" a vontade das mulheres de se sentirem femininas e glamourosas outra vez. Mas fato é, que depois que as mulheres perceberam que tinham a mesma capacidade de trabalhar fora como os maridos, as feministas começaram a buscar direitos iguais entre os gêneros, o que começou uma longa jornada.


Nos anos 1960, essa luta feminina resultou num visual andrógeno trazido pelas revistas. Modelos masculinos e femininos mal podiam de diferenciar fisicamente e a Twiggy foi um símbolo dessa era com sua maquiagem de boneca. 
Nos anos 1970, o Jeans ganhou super popularidade com os movimentos hippies. E a moda se torna cada vez mais multicultural com a disseminação musical e a chegada das tecnologias que uniram o mundo.


Nos anos 1980, as mulheres já inseridas no mercado de trabalho buscavam mostrar que podiam ser tão eficientes e fortes quanto os homens para alcançar cargos mais altos. E a moda, mais uma vez, deu uma forcinha expressando o desejo das mulheres. Nessa época, as super ombreiras e cabelos curtíssimos fizeram muito sucesso, tanto que as ombreiras vinham nos soutiens, para serem usadas até mesmo com t-shirts de malha. Tudo isso, porque o tórax masculino é um símbolo de força e as ombreiras aumentavam visualmente o tórax da mulher para expressar essa mesma imagem.


Em 1990, foi marcado pelo nascimento de alguns estilos bem fortes gerados pela música e TV, como o estilo grunge dos integrantes da banda Nirvana, o HIP HOP que tem em seu estilo bonés e roupas de marca, as patricinhas que surgiram por causa das séries de sucesso Barrados do Baile e as Patricinhas de Beverly Hills, a calça jeans de cintura alta, e tantos outros estilos que vieram desse mix cultural.


É muito interessante perceber que a moda não é inventada do acaso. Ela busca interpretar o momento e o desejo de seus consumidores, da mesma maneira que a forma de nos vestir reflete aquilo que nós somos. As cores e as roupas que escolhemos "aleatoriamente" contam histórias sobre nós sem que digamos uma só palavra. Por isso, devemos dar importância a maneira como nos vestimos para que nossas roupas não criem conceitos errados ou indesejado a nosso respeito.



Desde que viramos o ano 2000 a moda tem revivido o século passado como uma forma de nostalgia. Mas não é à toa que as cinturas marcadas e as silhuetas femininas tem estado em alta. A feminilidade e delicadeza das roupas se perdeu durante tantos anos de afirmação e luta por igualdade de direitos aos gêneros. Mas agora que nós mulheres conquistamos nosso lugar, nos sentimos livres para sermos femininas e delicadas sem medo se demonstrar fraqueza.

Viva a liberdade de expressão! Expresse-se através da moda!
Até a próxima!


COMPARTILHE!

Leia também...

1 comentários

  1. Amo essa nostalgia na moda, reviver os clássicos dando meu toque pessoal está sendo inspirador.
    A moda que menos gosto é a da década de 80, incluindo os cabelos e as ombreiras.
    Mas, o look mais inspirador desse post, sem dúvida, é o da última foto: camisa, saia plissada e acessórios, fazendo um mix das épocas retratadas no vídeo.
    Achei ótimo!

    ResponderExcluir