estilo ETIQUETA

COMO SERVIR A MESA COM ESTILO

09:08Bruna Cypriano

Reunir familiares e pessoas queridas em volta da mesa é muito gostoso, mas nem sempre conseguimos decorar e arrumar tudo da maneira que gostaríamos.

Fato é que acabamos mais preocupados com o cardápio do que com a forma de serví-lo, mas não é difícil de se preparar uma mesa cheia de charme e com seu toque pessoal. Você vai ver que será super divertido e ainda mais gratificante receber elogios antes mesmo de servir as delícias que preparou.

Para começar, é bom ter em mãos alguns utensílios em casa que vão te ajudar na decoração, como vasinhos pequenos de vidro ou porcelana para decorar com flores, velas ou plaquinhas decoradas. Esses você pode improvisar guardando garrafas bonitas de vinho, leite de coco ou azeitona, por exemplo. 



O sousplat dá um ar super elegante e moderno na decoração, além de proteger a mesa contra manchas de calor ou sujeira. Há vários tipos, são super fáceis de fazer, e eu prometo preparar um post mostrando como fazer alguns. Fica requintado usar esse acessório combinado a uma toalha de mesa neutra, mas a praticidade do sousplat é justamente poder usá-lo direto na mesa.



Bem, se você não tiver um aparelho de jantar fantástico, não tem problema! Mas fica melhor se você tiver o mesmo modelo de pratos para servir seus convidados. E se você está pensando em comprar alguns, eu aconselho a comprar uma louça toda branquinha para começar, assim você pode mesclar e fazer combinações com os próximos jogos que comprar.

Agora basta saber como arrumar isso tudo na mesa. Vou deixar abaixo um guia prático que preparei sobre como dispor os utensílios sobre a mesa em cada ocasião.




COMO SE COMPORTAR COMO ANFITRIÃO

Bem, não basta oferecer uma refeição deliciosa e uma mesa bem decorada para proporcionar um momento perfeito aos seus convidados. Sua forma de agir e de preparar o terreno vai fazer toda diferença.

Se marcou um horário, seja pontual, deixar os convidados esperando com fome, pega muito mal e deixa as pessoas desconfortáveis.
Lembre-se de colocar as bebidas para gelar mais cedo.
Não use condimentos demais, mesmo que você adore muita pimenta, ou muito alho, nem todo mundo gosta.
Prenda o seu cachorro.
Coloque as crianças para dormirem mais cedo, assim poderá curtir a noite com mais tranquilidade.
Deixe os convidados se servirem primeiro e não fique insistindo para comerem ou beberem mais, deixe-os a vontade, cada um tem o seu limite.

Se você é o convidado:

Seja pontual sempre.
Se você virou um vegetariano radical, combine tudo antes ou não vá: é melhor do que obrigar o anfitrião a preparar uma salada orgânica de última hora.
Leve um vasinho de flores e uma garrafa de vinho: é uma gentileza que  nunca sai de moda.
Não leve crianças, a menos que os anfitriões convidem.
Vá com o espírito aberto para provar novidades e conhecer gente nova.

Deu até vontade de ligar para uns amigos e preparar um jantarzinho super especial e cheio de estilo, não deu?
Eu espero ter te ajudado a se inspirar para receber seus convidados mostrando carinho e dedicação em cada detalhe. Esse momento vai ser super especial!
Fique agora com algumas inspirações de decoração para ocasiões diferentes. As fotos eu tirei do Google e são de diversos autores.


Até mais! Beijinhos!

COMPARTILHE!

Leia também...

2 comentários